O patinador Telmo Ferreira, atualmente com 28 anos, prepara-se para abandonar os rinques de Patinagem Artística, após cerca de 20 anos a patinar pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz. O jovem lagoense é sem dúvida um dos atletes que marcou a modalidade nos Açores, devido aos vários títulos que venceu, liderando uma geração que hoje em dia encontra-se também noutras funções, ou como treinadores, juízes, dirigentes, etc.Venceu todos os campeonatos regionais em que participou, 16 títulos, três vezes vice-campeão nacional e cinco vezes medalha de bronze nacional. Fez parte da equipa do seu clube para a Taça de Portugal por 15 vezes, tantas quantas as participações do mesmo, obtendo também todos os lugares cimeiros. Mais do que títulos e medalhas, Telmo Ferreira fez parte de uma geração que deu a conhecer a nível nacional e internacional a patinagem açoriana, quando ainda não possuía a posição que hoje ostentam.
"Estou muito feliz por todos estes anos e, claro, que é com alguma dificuldade que tomo esta decisão de abandonar as competições. Tem sido um processo, já de alguns anos, mas parece-me o mais certo neste momento. Acho que conquistei tudo o que havia para conquistar e aquilo a que não cheguei não seria agora. Hoje vejo tudo como um grande ensinamento pessoal e desportivo. Tenho sim que agradecer a todos os que fizeram parte destes 20 anos, os meus pais o meu treinador, Geraldo Andrade, clube e colegas. Espero que as pessoas não vejam isto como uma desistência, pois acho que depois de todo este tempo a patinagem está mais que entranhada em mim", disse Telmo Ferreira.
O patinador abraça agora outros projetos, neste momento é presidente e treinador de um clube que o próprio criou e lidera, a Academia de Patinagem Artística dos Açores (APAA), que este ano já foi vice-campeã regional e de São Miguel, participando também com três patinadoras nos campeonatos nacionais. "Penso que é uma transição natural, visto querer-me manter ligado ao desporto e faz todo o sentido ensinar e providenciar aquilo que a Patinagem Artística também me deu, muita felicidade".
Telmo Ferreira despede-se então no próximo dia 10 de dezembro durante a Gala dos Campeões 2016 de Patinagem Artística, num espetáculo que ele próprio está a organizar com a APAA e que decorre na EBI Roberto Ivens. "Claro que vou continuar a patinar, mas agora mais focado nos meus atletas, que são de facto a minha prioridade. Espero sim transportar a minha patinagem para espetáculos fora dos rinques, participações especiais e outras atividades possíveis".
APPD, 2016-11-19
Mais Notícias
-
Gala de Patinagem Artística nas festas Santo António
2015-06-10
-
Mini gala de Patinagem Artística
2015-06-10
-
Hóquei Clube PDL a um empate da III Divisão Nacional (HP)
2015-06-08
-
Hóquei Clube PDL luta pelo regresso à III Divisão (HP)
2015-06-04
-
José Raimundo é Candidato único à liderança da APPD
2015-06-03
-
Hóquei Clube PDL Campeão Regional Juniores
2015-06-01
-
Patinagem Artística apurou atletas para Nacional
2015-06-01
-
Regional Apura Atletas para Nacional (PA)
2015-05-27
-
Regional de Juniores decide-se em Ponta Delgada
2015-05-26
-
Eleições na APPD
2015-05-21