A disponibilização do Certificado de Exame de Avaliação Médico-Desportivo online de forma gratuita, uma medida incluída no programa Simplex +, passa a partir de hoje a ser possível. Basta aceder a http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=30&idMenu=8 à respetiva área do site do Desporto, e imprimir o modelo sem qualquer custo adicional.
Na última época desportiva foram disponibilizados mais de 400 mil impressos deste modelo, através dos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude, sendo que cada impresso em papel tem um custo de 0.80€.
A medida simboliza a vontade do XXI Governo de reduzir os custos na prática desportiva, possibilitando mais poupança e menos burocracia para os praticantes e agentes desportivos.
Na versão eletrónica, os praticantes desportivos têm opção de preencher diretamente no impresso, disponibilizado em versão pdf, os dados relevantes e posteriormente imprimir, ou então imprimir o impresso e fazer o preenchimento manual.
Para além do impacto financeiro direto, a medida melhora a pegada ecológica da prática desportiva, reduzindo as deslocações aos serviços do IPDJ para aquisição dos impressos e poupando por época desportiva cerca de 800.000 folhas de papel, uma vez que o modelo foi otimizado de forma a apenas ser usada uma folha em impressão frente e verso face às três folhas da versão tradicional. Esta poupança evitará o lançamento para a atmosfera de cerca de 5,4ton de Carbono por época desportiva.
A versão em papel continua a poder ser usada, para garantir que os atletas, clubes e federações que ainda tenham exemplares possam fazer deles uso.
A medida incluída no programa Simplex+ vai ao encontro do fixado em matéria de modernização e simplificação administrativa no artigo 13.º-A do Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de abril (na redação dada pelo Decreto-Lei nº 73/2014, de 13 de maio) que dispõe, no artigo 13º A (ponto 1), que “na instrução de procedimentos administrativos para os quais sejam legalmente exigidos modelos específicos em suporte de papel devem, em alternativa, também ser adotados formulários ou modelos disponibilizados eletronicamente.”
IPDJ, 2016-09-06
Mais Notícias
-
CPVC Pela Primeira Vez na Sua História, No Campeonato Nacional de Patinagem de Velocidade
2011-05-21
-
Nacional de Patinagem Artística
2011-05-14
-
Clube União Micaelense Disputa Campeonato Açoriano de Hóquei em Patins - Iniciados
2011-05-14
-
Clube União Micaelense Vence Regional de Hóquei em Patins em Juvenis
2011-05-05
-
Campeonato Regional de Patinagem Artística
2011-04-05
-
Capelenses No Campeonato Regional de Patinagem de Velocidade ( Iniciados)
2011-03-24
-
Selecção de São Miguel de Hóquei em Patins ( Infantis / Iniciados )
2011-03-24
-
Selecção de São Miguel de Hóquei em Patins ( Infantis / Iniciados )
2011-03-24
-
Classificação Geral - Torneio de Abertura de Patinagem de Velocidade
2011-02-27
-
Reciclagem de Juizes Estagiários e Regionais de Patinagem Artística
2011-02-11